A reserva de emergência, como indica seu próprio nome, é nada mais nada menos que um montante de dinheiro acumulado, com o objetivo de utilizarmos em momentos de emergência, como uma perda de emprego, um defeito do carro ou até mesmo um falecimento inesperado.
No Brasil, podemos ver que a cultura de educação financeira não é difundida, tendo em vista que os brasileiros continuam sofrendo para pagar suas contas, seus financiamentos, crediários e cartão de crédito.
A regra da reserva de emergência é valida para qualquer perfil de investidor, desde o mais agressivo até o mais conservador, afinal todos precisamos formar nossa reserva de emergência.
Quanto devo ter de reserva de emergência?
No ponto de vista da equipe Pouco Vira Muito isso vai depender muito de pessoa para pessoa e é claro, o seu padrão de vida. No geral, a conta básica é de seis a oito meses de despesas cobertas por esse montante, como mostrado no exemplo abaixo:
Hoje podemos ver que a cultura de educação financeira não é difundida, tendo em vista que os brasileiros continuam sofrendo para pagar suas contas, seus financiamentos, crediários e cartão de crédito.
Pessoas que contem uma estabilidade maior no emprego, como os funcionários públicos podem ter uma reserva de emergência um pouco menor, sendo de 4 a 5 meses das despesas pagas.
Como guardar dinheiro?
Para alguns, está é a pergunta que vale um milhão de reais, mas é preciso muito foco e paciência para organizar e planejar nossas finanças.
Então, segue algumas dicas simples e geralmente eficientes:
- Conheça suas receitas e despesas fixas e variáveis.
- Estabeleça um valor para poupar todo mês, é muito importante separar este dinheiro no começo do mês, para evitar que gaste o dinheiro no começo do mês.
- Todos gastos desnecessários precisam ser cortados na raiz.
- Cuidado com as compras por impulso.
- Comprar à vista pode ajudar a economizar dinheiro no curto e longo praza
- Não deixe as contas vencerem
- Fique atento com os descontos e oportunidades periódicas.
Saiba Como investir sua reserva de emergencia!
Bom, caso tenham dúvidas, é só comentar!
Valeu!