A bolsa de valores contém diversos tipos de ações que são negociadas diariamente, as mesmas são subdivididas por Índices de acordo com os segmentos que atua no mercado, como por exemplo o da saúde.
Deste modo podemos encontrar na B3, um total de 11 categorias. Compondo esta carta de categorias estão:
Bens Industriais, categoria que dispõe de ações nos setores Comércio; Construção e Engenharia; Máquinas e Equipamentos; Material de Transporte; Serviços; e Transporte.
Comunicações, como o nome evidencia, se encontra na categoria em questão, empresas do setor de Mídia, Telecomunicações e Telefonia Fixa.
Consumo cíclico, integrando esse setor, dispomos de ações nos seguintes ramos, Automóveis e Motocicletas; Comércio; Construção Civil e Diversos; Hotéis e Restaurantes; Tecidos. Vestuário e Calçados; Utilidades Domésticas; Viagens e Lazer.
Consumo não cíclico, engloba ações dos setores de Agropecuária
Alimentos Processados; Bebidas; Comércio e Distribuição; Produtos de Uso Pessoal e de Limpeza.
Financeiro, compõe esta categoria, segmentos de Exploração de Imóveis; Holdings Diversificadas; Intermediários Financeiros; Previdência e Seguros; Securitizadoras de Recebíveis; e Serviços Financeiros Diversos.
Materiais Básicos, como parte integrante dessa categoria, se encontra os setores de Embalagens; Madeira e Papel; Materiais Diversos; Mineração; Químicos; Siderurgia e Metalurgia.
Outros, na categoria em questão, se encontra empresas como: Atompar; Cemepe; Invest Bemge; e JB Duarte, por exemplo.
Petróleo, Gás e Biocombustível, como o nome evidência, nesta categoria estão presentes, empresas do setor de petróleo, gás e biocombustível.
Saúde, aqui você encontra os segmentos de Comércio e Distribuição
Equipamentos; Medicamentos e Outros Produtos; Serviço. Médico. Hospitalar. Análises e Diagnósticos.
Tecnologia de informação, categoria detentora do ramo de Computadores e Equipamentos; e Programas e Serviços.
Utilidade Pública, responsável pelo setor de Água e Saneamento, Energia Elétrica e Gás.
Estas são todas as categorias presentes na bolsa, assim como o que elas englobam. Como vocês podem notar pelo título do artigo hoje falaremos do setor de saúde.
Categoria de Saúde, o que ela é?
Como destacamos, hoje iremos falar sobre a Categoria de Saúde, mas quais são as principais atuações nessa categoria? Já falamos um pouco sobre no início do artigo, mas agora com objetivo que você conheça a categoria, vamos descrever um pouco mais sobre ela.
A categoria de saúde é integrada por companhias que abastecem o mercado com serviços e produtos do ramo de saúde, desde remédios até equipamentos hospitalares.
Deste modo, a categoria se apresenta com muita influência no mercado, pois na mesma, encontramos produtos e serviços que são de absoluta importância para a população. O que representa uma boa atuação na economia do país.
Ainda mais quando falamos de país onde a pirâmide de vida tem virado, hoje nascem menos bebês do que antigamente e expectativa de vida aumentou exponencialmente, o que produz a necessidade de o setor de saúde estar atento a esses detalhes.
Aumentamos nossa expectativa de vida, justamente porque o setor de saúde se desenvolveu grandemente durante o tempo e agora não seria diferente. A categoria de saúde se mostra como algo de extrema importante para os seus usuários.
No entanto, os brasileiros não se destacam por ser incentivadores do cuidado preventivo, pelo contrário, nós tendemos a procurar um médico apenas quando as coisas já estão ruins.
Porém, mesmo com estas particularidades, o segmento de saúde tem crescido muito, e hoje ele representa cerca de 5,28% dos presentes na bolsa. Ao olhar para o número você pode considerá-lo baixo, mas em cerca de 9 anos, a categoria expandiu sua presença na de 1% para 5,28%, o que mostra um crescimento de 4,28% e um aumento no seu valor de mercado de R$ 121,3 bilhões, nesses anos.
O que os dados mostram, é que o setor cresceu bastante nos últimos anos e tende a continuar crescendo devido a expectativa de vida ter aumentado.
Desse modo traremos agora, as empresas que mais se destacam na Categoria de Saúde da Bolsa de Valores.
Principais empresas do setor de saúde na bolsa
NotreDame Intermédica (GNDI3)
A empresa que representa 1,568% do IBOVESPA, o que a configura com o primeiro lugar do segmento de saúde. Criada em 1968, assumiu a estratégia de verticalização nos anos 90, gerando um crescimento grandioso da empresa. Como parte desse crescimento, em 2018 deu entrada para a bolsa de valores. Dispondo de atividades nos ramos serviços hospitalares, odontológicos e planos de saúde. A empresa se estabelece especialmente no meio corporativo, onde dispõe de comercialização com preços livres, proporcionando assim, maiores margens de lucros; e menores riscos regulatórios.
Detendo um catálogo com 75 centros clínicos, 21 hospitais, 20 pronto-socorros e 10 unidades de medicina preventiva. No que se refere ao setor de odontologia, a companhia dispõe de diversas clínicas odontológicas. Contando com cerca de 20 mil colaboradores e aproximadamente 4 milhões de beneficiários.
Quando se trata de aquisições, a empresa mostra um caráter agressivo. Realizando em 2019 quatro grandes aquisições, GreenLine, Amil, Mediplan Sorocaba e Belo Dente OdontoPlano. Deste modo, a empresa é considerada a maior empresa no país no setor de Operadora de Planos Odontológicos.
Hapvida (HAPV3)
Responsável por administrar o Hapvida Saúde, considerado o maior agente de planos de saúde nas regiões norte e nordeste, e o se encontra em terceiro lugar na lista de maior do Brasil em beneficiários.
Assim como NotreDame, a Hapvida também dispõe de uma estratégia verticalizada, o seu foco está para tecnologia e inovação, direcionando seus recursos para a odontologia e a medicina preventiva.
A companhia dispõe de 84, laboratórios, 75 clínicas e 26 hospitais e pronto atendimentos. Como parte de sua expansão, realizou em 2019 a aquisição do Grupo São Francisco nas regiões Sudeste, Centro-oeste e Sul do Brasil. O que fez a empresa uma presença ainda maior no mercado.
Presente na bolsa de valores desde 2018.
Hypera Pharma (HYPE3)
Considerada uma das maiores companhias do segmento farmacêutico, a empresa foca no comércio de varejo, operando em três grandes ramos de negócios: medicamentos isentos de prescrição, produtos prescritos por médicos, além de produtos do setor de genéricos e similares.
Detentora de marcas como: Mantecorp, responsável pelo fornecimento de medicamentos do setor de cuidados básicos; Mantecorp Skincare, responsável pelo fornecimento de dermocosméticos, tais como rejuvenescedores, protetor solar, dentre outros produtos; e Neo Química, responsável pela fabricação e comercialização de medicamentos genéricos e similares no mercado.
Além disso, conta com a Hypera Pharma caracterizada como líder no setor de medicamentos isentos de prescrição. Dispondo ainda de atividade com nutricionais como suplementos vitamínicos e adoçantes.
Dentre os principais produtos fabricados pela empresa que fazem parte da vida cotidiana da população brasileira, estão: Apracur, Adocyl, Benegrip, Coristina D, Engov, Estomazil, Epocler, Gelol e Zero cal.
Mesmo que os reagentes e princípios ativos que fazem parte dos medicamentos sejam comercializados a preço do dólar, muitos acreditam que as perspectivas para a empresa nesse ano são de bons resultados e crescimento. Isso porque a empresa tem focado em medicamentos de prescrição, o que representa 65% do mercado e 40% de seu portfólio. Tal estratégia já tem trago bons retornos para a empresa.
Qualicorp (QUAL3)
É companhia com atividade no segmento de planos de saúde, efetuando administração, gestão e comércio de planos coletivos por adesão e empresariais. Ofertando também serviços relacionados a saúde, conta com cerca de 2,5 milhões de beneficiários, mais 520 unidades de classes e cerca de 30 mil empresas.
Pioneira no setor de planos saúde coletivos por adesão no país, empresa foi fundada em 1997 e desde lá vem empregado forças para crescer. As principais companhias administradas pelo Grupo são: Clube de Saúde, administradora especializada no ramo de planos com preços menores; a Qualicorp Administradora de Benefícios e a Qualicorp Corretora de Seguros, administrando e comercializando planos; Aliança especialista no ramo do segmento público; e Gama especialista em compartilhamento de rede hospitalar e médica, e planos de pós-pagamentos
Atualmente, a empresa é considerada líder no país em administração e comercialização de planos de saúde para empresas e instituições profissionais, contando com mais de 32 mil investidores.
Diante das novas aquisições sofridas pela empresa, estima se que existem possibilidades de crescimentos ainda melhores na empresa, mas como dito anteriormente, isso é uma estimativa e não certeza.
Considerações
Hoje conhecemos por meio deste artigo, as principais empresas da categoria de saúde que estão presentes na bolsa de valores.
Mesmo em momentos de crise para diferentes países e inclusive para a IBOVESPA onde a mesma já chegou a ter perda de cerca 20%, algumas das empresas que estão presentes na categoria de saúde caíram apenas 4%, outras até conseguiram atingir resultados positivos mesmo nesse momento.
O que queremos dizer com isso? Queremos ressaltar que por mais que em um âmbito geral a B3 possa ter passado ou estar passando por uma queda, que isso não é o mesmo para todas as empresas que estão presentes na mesma.
Assim, se você tem interesse de investir na bolsa de valores, mas tem medo por estarmos passando por um momento de crise e a IBOVESPA ter apresentado uma queda, pesquise sobre o assunto busque conhecer as diferentes empresas da bolsa que mesmo nesse momento tem conseguido se manter seguras e até mesmo tem se valorizado.
Esse é um momento que pode representar uma oportunidade para quem deseja investir, porque existe a possibilidade de você adquirir bons papéis por preços menores. Então esteja atento ao mercado, pesquise sobre ele e conheça as empresas que mesmo com o momento atual tem se mostrado tranquilas.
Como sempre, não podemos deixar de destacar que antes de fazer qualquer investimento, entenda bem o seu perfil como investidor, os seus objetivos com o investimento, crie um planejamento estratégico, escolha bem sua corretora e escolha ações que sejam compatíveis com seu perfil e os seus objetivos.
Obrigado por estar conosco neste artigo, não esqueça de deixar seu comentário e suas dúvidas se houver. É sempre um prazer ajudar você.