Caros Leitores,
Eu tenho lido muito a respeito do que as pessoas vem chamando de Regra 50-15-35, mas do que se trata esta Regra? Poucas pessoas gostam de regras ou de seguí-las, pois se fossem caixas, quase não teríamos acidentes de trânsito!
Bom, depois essa piada fail, vamos ao assunto. Essa regra trata do que temos que seguir para que nos preparemos para o nosso futuro. Como já disse em outros posts, quem economiza hoje, terá um futuro melhor quando falamos de estabilidade financeira, seguindo esta regra “simples”, você será guiado para ter um controle financeiro no dia-a-dia.
Então o que significa 50-15-35? Segue abaixo a lista com os detalhes:
– 50% da sua renda deverá ir para Gastos Essenciais:
- Moradia
- Saúde
- Educação
- Mercado
- Transporte
– 15% da sua renda deverá ir para suas Prioridades Financeiras:
- Aposentadoria
- Investimento
- Pagamento de Dívidas (Financiamento, Consórcio, Parcelamentos)
– 35% da sua renda deverá ir para o seu Estilo de Vida, gaste a vontade, sem dó ou piedade:
- Viagens
- Compra de Roupa, Celular, Eletrodomésticos, Carro, etc…
Agora, para isso tertdo esse controle, recomendo qe possuam uma Planilha com os seus Gastos Mensais, o que é muito raro alguém ter, mas essencial para este tipo de Regra e para chegar em suas metas de Investimentos e Patrimônio.
Todo bom investidor, possui uma planilha detalhada dos gastos, e a estimativa é que apenas 2% da população mundial, possua este tipo de controle por mais de 2 meses. Parece absurdo, mas é a verdade, poucos sabem realmente para onde vai todo o dinheiro que foi sofrido de se ganhar.
E você? Possui? Conte me como você faz o seu controle e se tiver dúvidas, posso orientar!
[]’s
2 pensamentos em “Regra 50-15-35, aprenda esse método para Economizar!”
bom dia amigo…
Gostaria de saber se o carro entra realmente nos 35%, se ele for financiado? não entraria nos 15%, e as despesas com o mesmo aonde enquadrar nos 50,35 ou 15.
Att. Rodrigo
Boa Noite Rodrigo!
Pergunta muito boa, vou explicar, o carro entra realmente nos 35% mesmo financiado, pode depender muito do seu estilo de vida e de como usa o seu carro, mas para muitas pessoas o carro é essencial para o trabalho (principalemnte) o que acaba ocasionando a entrada nos 35%. Quanto as despesas do mesmo, pode-se considerar nos 35%, mas depende de qual despesa, se for gasolina, pneu furado, batida, seguro, IPVA, são nos 35%, agora se for rebaixar, farol de neon, roda liga leve cromada, som de altissima qualidade, ai você tem que colocar nos 15%.
Espero ter esclarecido, essa regra em muitos casos, encaixa que nem uma luva em nossas finanças.
Abs.
Vitor