Caros Leitores,
Vou falar um pouco de ninguém menos que Warren Buffet, um dos homens mais rico deste mundo, e nem por isso ele deixa de ser humilde e ajudar muitas pessoas que necessitam de ajuda, por mais que muitos critiquem nossa sociedade Capitalista, ele chegou ao topo por ser quem é e fazer o que faz, diferente de muitas pessoas que não querem saber nada da vida!
O segredo do sucesso de Buffett poderia ser resumido nos seguintes conselhos: invista seu dinheiro em boas empresas que são bem gerenciadas, re-invista os lucros em outras boas empresas, nunca pegue dinheiro emprestado.
Faça tudo isso e o seu dinheiro ganhará em valor.
Falando parece fácil, mas por de trás de tudo isso, existe uma pessoa que procura se informar desde a fundação da empresa até quem a controla nos dias de hoje.
Existem boatos de que Buffet é um homem de hábitos.
Ele ainda mora na mesma casa que comprou em 1958, que comprou por 31.500 dólares (ela hoje vale 700.000) em Omaha, no estado de Nebraska.
Todos os dias, exatamente às 8h30, senta-se na escrivaninha que pertenceu a seu pai, Howard, para começar o dia.
No trabalho, passa o dia negociando e lendo tudo o que acontece no mercado financeiro, incluindo boletins diários do desempenho de suas empresas.
Ele volta para casa sempre às 17h30.
Mesmo para um multibilionário como Buffett, vale dizer que nem tudo se resume à dinheiro.
Ao contrário. “Basicamente, quando você chega à minha idade, você acaba medindo seu sucesso pela quantidade de pessoas que você quer que o adirem e que realmente o amam de verdade e não pelo dinheiro.
Se chegar à minha idade e ninguém pensar bem a seu respeito, não importa o tamanho da sua conta bancária, sua vida é um desastre.”
Buffett é o autor da maior doação filantrópica de todos os tempos: foram 10 milhões de ações da Berkshire Hathaway entregues à fundação Bill & Melinda Gates.
Quando a doação foi feita (2006) os papéis valiam 30 bilhões de dólares.
Ele ainda pretende doar quase 7 bilhões de dólares a uma fundação criada com o nome de sua ex-mulher, Susan, morta em 2004.
Ele próprio deu nome a uma fundação que deverá receber a maior parte de sua fortuna quando o megainvestidor morrer.
E tem gente que reclama deste mundo Capitalista, quando uma pessoa boa é esforçada e chega onde Buffet chegou, ele procura ajudar os mais necessitados e a investir em pessoas com potenciais que pocuram seguir o mesmo caminho que Buffet.
Voltando aos investimentos, existem algumas regras de Buffet, que ele costuma dizer:
- Regra No 1: não perca dinheiro.
- Regra No 2: não se esqueça da Regra No 1.
- Regra No 3: não incorra em débito.
Com isso Buffett construiu sua vasta fortuna “comprando príncipes pelo preço de sapos”, como ele mesmo gosta de dizer.
Tirando proveito das pechinchas oferecidas em períodos de grande instabilidade financeira, ficou bilionário, multiplicou o dinheiro de seus acionistas e contribuiu para revigorar o capitalismo americano, ao longo de mais de cinco décadas no mercado.
Valer-se do momento de pânico e de incongruências do mercado está na raiz de sua filosofia de investimentos.
Ao fugir das ações da “nova economia” (as empresas da web eram algo novo demais e arriscado demais, na avaliação dele), chegou a ser ridicularizado por ser “ultrapassado”.
Acabou rindo por último.
Bom, está é uma pequena parte da História do Grande Warren Buffet, ele possui alguns livros e outros milhares contando sobre sua trajetória, para quem tem muito interesse por essa área de economia e finanças, ele é um dos melhores exemplos a ser seguido.