Caros Leitores,
Fim de ano se aproximando e recebmos o famoso Décimo Terceiro salário para ajudar a pagar contas no fim do ano ou se preparar para pagar os gordos impostos que pagamos em Janeiro.
Mas a final, quem tem direito de recebê-lo e o que fazer com esse dinheiro extra que chega neste momento onde se tem muito à pagar ou à gastar!
Para quem é CLT, o 13º salário é calculado de acordo com o valor mensal recebido, dividido o valor recebido pelo número de meses do ano, e em seguida multiplicado pelo número de meses trabalhados (para o mês de trabalho ser computado o empregado precisa ter trabalhado nele pelo menos 15 dias).
Os pagamentos do décimo terceiro, segundo a lei, devem ser feitos em duas parcelas: a primeira pode ser paga a qualquer momento do ano até o dia 30 de Novembro; a segunda, até o dia 20 de Dezembro, isso se o funcionário começou a trabalhar em Outubro, para os que começaram a trabalhar em Novembro, se paga somente 2/12 do salário no dia 20 de Dezembro.
O empregado, se tirar o período de férias, pode também solicitar o depósito da primeira parcela deste benefício.
Assim como um salário comum, o décimo terceiro tem descontos de impostos como FGTS, INSS e Imposto de Renda.
Se a empresa dispensá-lo durante o ano, ou o contrato se der por encerrado, o empregador deve depositar o valor referente aos meses trabalhados.
Se o contrato se encerra no dia 25 de agosto, por exemplo, o empregador pagará os oito meses de décimo-terceiro, já que foram passados os quinze dias de trabalho no último mês.
Bom, depois de explicado, bem resumidamente sobre o 13, eu lhes pergunto, como gastar da melhor maneira.
Li diversos artigos sobre qual seria a melhor maneira, mais sábia e que poderia lhe trazer mais benefícios usando este dinheiro extra.
Claro que quem não possui dívidas, existem poucas opções, como gastar, poupar ou fazer caridade, mas se você não é um desses afortunados, eu sugiro que procurem quitar dívidas longas e de juros altos, principalmente.
Conversei com pessoas que falaram que o financiamento bancário que possui o valor é bem baixo e não compensa adiantar parcelas, e isso pode ocorrer mesmo, se você é um daqueles que possui um financiamento de 7.5% a.a., está com sorte, existem muitas aplicações nos dias de hoje, que vão lhe pagar o dobro desses juros, o que compensa muito você investir esse dinheiro extra.
Não podemos esquecer que o Natal no fim do Ano, ou aquela viagem esperada, também devem ser contabilizados, sem esquecer que em Janeiro vem IPTU, IPVA, Licenciamento e entre outros impostos que nos serão cobrados sem falta, as vezes é vantajoso guardar este dinheiro pra quitar essas dívidas (eu costumo fazer isso), e o que sobra, se sobrar alguma coisa, procuro saldar dívidas e por último eu procuro investir, infelizmente nessa época é a melhor recomendação, e no mês a mês, sugiro seguir a regra do 50 / 15 / 35, como já postei no passado.
Sejam sábios na hora de usar o 13, é uma ajuda e não um milagre.