Caros Leitores,
Nem todos querem que você seja um expert em finanças e saiba quais são os melhores fundos e quais não são ou qual fundo é mais rentável do que o outro. Os bancos se limitam a dizer o quanto rende na real, o quanto precisa por, o risco e os impostos, mas não explicam de onde vem esse rendimento. Caso a população tenha estudo quanto a educação financeira, os bancos irão perder bilhões, pois você e muitos outros, deixarão de aplicar ou investir em bancos para investir através de corretoras em outros tútulos e fundos que rendem mais para os clientes e menos para os bancos.
Aquele velho ditado de que onde existe um ignorante, existe um esperto, o que faz o negócio acontecer. neste caso os espertos são os bancos e os ignorantes somos nós, de que nada sabemos e quem ganha com isso, quer mais que permaneça desta maneira.
Eu fico com pena da minha gerente do banco quando vem me oferecer um produto do banco falando toda feliz que rende 10% ao ano. Eu, do outro lado da linha, dou gargalhadas e a gerente sem entender pergunta o que foi que ela disse que era engraçado. Depois que explico tudo e que existem outros fundos que me rende 15% ao ano, ela fica sem resposta. Não preciso nem dizer que um gerente de um banco que não falarei o nome, mas já fui cliente e hoje não sou mais, depois que eu expliquei que existe lugares que lhe rendem mais, o gerente me perguntou se eu podia dizer onde e como fazia para ele conseguir essas taxas. Depois desse dia, fiquei com pena dos gerentes de contas, que possuem metas mensais de “venda” de produto que não dá ganho real algum para os clientes.
Eu não sou o mais especialista, mas também não sou o mais ignorante, graças a deus e a muitos livros, estudos e pesquisas, pude encontrar um rendimento no qual acho satisfatório, mas ainda podia ser melhor! A educação financeira é necessário para todos, mas o Governo e os Bancos não incentivam muito à isso, senão o sistema financeiro de qualquer país quebraria. Imagina se ninguém quisesse realizar um empréstimo? Financiar sua casa própria ou o seu carro? Os bancos não teriam como ganhar rios de dinheiro em cima do dinheiro investido em fundos do Banco e desta maneira, pagariam merrecas nos fundos e o seu dinheiro não teria valorização real ou para combater a inflação.
Em países de primeiro mundo, EUA, Inglaterra, Japão, é muito difícil você encontrar fundos em Bancos que rendem 5% a.a. se quer, pois lá a inflação é baixa, os juros são baixos, o custo de vida acaba sendo menor. alguns desses países, você poderá ter educação financeira na escola, desde pequeno, e ao invés de fazer as pessoas procurarem empréstimo pessoal, fazem elas procurarem empréstimo para abrir a própria empresa, cria empreendedores que sabem o que fazem com o seu dinheiro e sabem que para que ele renda mais, é preciso trabalhar com ele e não depender dele como muitos.
Em resumo, são poucas pessoas que se realmente preocupam com o seu dinheiro, se o banco não se importa, você precisa se importar, ninguém fará isso por você, não existe mágica, mas você poderá criar sua mágica. A nossa intenção aqui é procurar abrir os olhos e mostrar as melhores práticas que conhecemos para fazer o seu dinheiro valer e render mais, algo que o seu banco jamais fará por você, acredite, ele quer o seu dinheiro e não quer ajudá-lo a ser fico investindo em seus fundos próprios. Enquanto o seu banco lhe paga 0,7%, 0,8%, 0,9%, ou até mesmo 1% se achar, eles cobram muito mais das pessoas que pegam empréstimos, sem falar em juros de cartão de crédito, chegando a 200% ao ano.
Se cuidem!
[]’s