Caros Leitores,
No último século o investimento em um imóvel para alugar ou lucrar com sua valorização é uma das aplicações preferidas dos investidores que têm um dinheiro sobrando.
No entanto, essa é a melhor aplicação que pode ser feita? Se o investidor acredita que o imóvel vai se valorizar bastante ao longo do tempo, sim. Caso, contrário, é difícil o aluguel ser uma boa opção, uma vez que a rentabilidade dele costuma ser bem mais fraca do que a de aplicações de renda fixa.
Você tem dúvidas sobre como organizar suas finanças? Quer investir melhor? Leia atentamente este post!
Hoje, a renda de uma locação de um imóvel, deixa liquido após custos e impostos por volta de 0,3% ao mês, isto é menos que a poupança (0,5% + TR). Quando temos investimentos com baixo rendimento, como o aluguel 0,3% e a poupança 0,5% + TR, temos o que chamamos de juro real negativo.
O Investimento em imóveis é um dos preferidos do brasileiro pois lhe dá uma renda mensal e que dá para ter com R$ 500 mil mas onde investir esse dinheiro à Juros real e é o que se lucra com os investimentos acima da inflação. O IPCA dos últimos doze meses ficou em 9,56%, acima dos rendimentos anuais do aluguel e da poupança.
Se nosso rendimento rende menos que a inflação, significa que estamos tendo uma perda fixa do nosso poder de compra e não uma geração de renda fixa, comparando com um bom título de renda fixa, que pode trazer uma rentabilidade de 1% a 1,4%, a diferença no rendimento é de 400%. Entre os investimentos, os CDB e as LCs são ótimos substitutos e não podemos descartar como opção.
A renda em títulos privados e até mesmo públicos, é consideravelmente maior que a renda obtida pelo aluguel e o investimento em imóveis é uma boa opção quando a renda fixa deixa menos lucro ao investidor, o que acontece quando a taxa básica de juros é menor.
Investir em imóveis também é vantagem quando encontramos um imóvel muito bem alugado com um rendimento líquido acima de 1% ao mês ou uma oportunidade única onde o proprietário teve que se desfazer do imóvel com pressa muito abaixo do preço de mercado, fora estes casos não faz sentido investir em um imóvel para rendimento e valorização frente aos investimentos em renda fixa.
Mesmo em relação à valorização muitos investidores não sabem avaliar bem o potencial de valorização de um imóvel. Além disso destacamos que alocar excessivamente em um setor, como o de imóveis, pode acarretar problemas também. Em uma crise imobiliária, essa pessoa vai perder muito.
Muitos investidores ainda não levam em conta os gastos com manutenção do imóvel e ainda os impostos que envolvem transações imobiliárias.
[]’s