Caros Leitores,
Como fazer o pouco do nosso dinheiro render muito?
Isto é possível sim, apesar do nosso país não oferecer Educação Financeira como diversos países já fazem para as crianças, este é um tema que muitos Brasileiros se interessam, mas poucos vão atrás.
Se parar para pensarmos, podemos fazer render muito se focarmos em nós mesmos por apenas algum tempo, e você verá como sua situação financeira irá mudar em menos de 1 ano.
Como vejo por ai uns ajudando os outros, pare e pense em si ajudar um pouco também (não estou dizendo para você parar de ajudar os mais necessitados, o parar de fazer doações), mas como, vamos começar com gestos simples.
A melhor forma de poupar é pagar o dízimo para nós mesmos.
No post de ontem mencionei uma regra que é utilizada por poucas pessoas, mas quem quer poupar precisa retirar 10% do salário assim que receber e, então, guardar em uma aplicação financeira.
Enquanto tiver pouco dinheiro, MUITOS recomendam a cardeneta de poupança e eu direi, SE, mas SOMENTE SE, você já tiver mais de R$ 1.000,00, NÃO VÁ para a cardeneta de poupança e se você tiver mais de R$ 10.000,00, MENOS AINDA, o melhor destino são as LCI e LCA (que já comentei anteriormente), pois é a mais fácil e barata das aplicações, e isenta de IR e IOF após 30 dias.
Depois, dá para escolher entre as várias aplicações, como fundos, Tesouro Direto e Ações.
Para poupar mais
O ideal seria fazer o orçamento doméstico, que é uma tarefa essencial para fazer seu dinheiro render mais. A receita do sucesso é anotar todas as despesas para ver o que é supérfluo e o que não é, e tratar de gastar menos do que se ganha, como já comentei algumas vezes e frizo quantas forem necessário até os meus Leitores entenderem como é imporante este ponto.
Comer menos fora de casa
É, isso mesmo, eu sei que é bom, todo mundo gosta, mas um dos maiores vilões de orçamento são as saídas para comer fora, hoje em dia os preços estão muito inflacionados graças aos nossos governantes, e comer um prato descente, fora de casa, chega a ser de 3x a 5x mais caro do que se comesse em casa, eu já fiz lagumas contas, e as vezes é mais barato você contratar alguém para cozinhar para você e comprar os ingredites, para quando chegar em casa ter a comida pronta e bem feita, e ainda assim o preço seria bem menor do que comer fora de casa.
Sair é bom, todos gostamos, mas nem sempre podemos sair sempre.
Dica para aplicações
Procure variar sempre, mesmo em renda fixa, deixe divido uma parte em PÓS-FIXADO e outra em PRÉ-FIXADO, pois a tendência é de subir mais a taxa básica de juros SELIC, mas não muito a mais e se voltar a cair, o seu PRÉ-FIXADO lhe salvará.
Compre presentes com bastante antecipação
Você não cai em golpe de lojistas, procure comprar com até 4 meses de antecedência das datas comemorativas (ex: comprar presente de Natal na Balck Friday ou logo depois do dia dos Pais ou do Dia das Crianças, pegará promoções, que podem ser até mais baratas do que próximo ao Natal).
Produtos de casa
Que são consumidos com frequência ou e limpeza, procure comprar em Atacados, você compra em maior quantidade, mas o preço é bem mais em conta, o que chega a valer a pena no custo x benefício).
Procure por 1 Ano
Isso mesmo, por 1 Ano, fazer o máximo de economia que puder, e você me dirá daqui à 1 ano se valeu ou não a pena.
Bom, acho que algumas dicas já são suficientes para que você consga economizar um BOM dinheiro em apenas 1 ano.
Mais para frente, postarei alguns fundos e exemplos bons de investimentos onde você poderá aplicar o seu rico dinheirinho para render muito mais do que os bancos convencionais oferecem.