Fundos de Investimentos Parte 2!
No começo de Fevereiro de 2021, fiz uma postagem sobre Fundos de Investimentos no qual quis compartilhar a minha experiência ao investir em fundos de investimentos novamente, digo isso por que no passado, eu perdi muito dinheiro com diversos fundos de bancos grandes e peguei uma certa aversão a fundos.
A maioria das pessoas que eu pergunto se gostam de fundos, a resposta padrão é um belo NÃO, pois a maioria dos casos, as pessoas perderam dinheiro em fundos e se sentem enganadas, como eu fui no passado.
Aqui eu quero abrir os SEUS OLHOS e quero que entenda que existem FUNDOS e FUNDOS, mas porque eu digo isso? Porque realmente existem fundos que só querem o seu dinheiro para ganhar com taxas e mais taxas e nÃo lhe entregam NADA!
Se você também sente isso como eu, leia o meu primeiro post sobre fundos para você entender um pouco melhor sobre fundos e para conhecer o que eu fiz para chegar o que vou lhe mostrar!
Resultados da minha carteira atual de Fundos (100% seguindo o Carteira Z)
Dito tudo isso, quero mostrar mais uma vez sobre meus investimentos em Fundos, essa carteira abaixo é a minha diversificação em Fundos que escolhi seguindo os relatórios da Carteira Z, na qual pretendo seguir a longo prazo e colher os frutos, como já venho colhendo. Quando algo é bom ou não, faço questão de mostrar, afinal, nem sempre acertamos.
Abaixo, você pode ver o resultado da minha carteira até o momento (07/05/2021):
O meu PRIMEIRO aporte na diversificação de 26 FUNDOS DE INVESTIMENTOS, aconteceu em 26/10/2020! Isso mesmo, eu tenho 26 Fundos de Investimentos, no qual eu separo em 3 Estratégias e em 12 categorias:
- RENDA FIXA – 20%
- Tesouro Inflação + Juros
- Crédito Privado
- Cotas de FIDCs Próprios
- ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS – 15%
- Macro Valorização
- Quantitativo
- Estratégia Específica
- Criptoativos
- RENDA VARIÁVEL – 65%
- Equity Hedge/Long Biased
- Renda Variável Global
- Valor Long Only
- Small Caps
- Valor Plus
Não vou explicar cada uma delas hoje, mas com o passar do tempo vou explicando uma a uma em nossa série de posts de FUNDOS DE INVESTIMENTOS! Mas quero deixar bem claro que eu não foco somente em 1 ou 2 fundos de investimentos, eu diversifico bem como eu faço com a minha carteira em modo geral.
RISCO x RETORNO
Se você prestar bastante atenção, verá uma sacada muito boa até o momento, a minha carteira tem cerca de 20% em RENDA FIXA, mas está EMPATADA COM O IBOVESPA, impressionante não? E detalhe, esses 20% são o meu CAIXA diversificado e seguro, para momentos oportunos que com certeza irão surgir com o passar do tempo e quando for a hora, eu irei retirar de lá e jogar nos outros fundos em uma oportunidade!
QUAIS FUNDOS DEVO INVESTIR A PARTIR DE HOJE??
Com a estratégia certa, você pode ficar tranquilo, desde que confie na gestão dos fundos. Mas aí você me pergunta, COMO ACHAR ESSES FUNDOS? COMO CONFIAR? E eu digo com a maior tranquilidade, eu TERCEIRIZO! Sim, isso mesmo, eu não preciso ser um especialista em fundos para investir bem. As pessoas tem manias de que para se investir bem, precisa conhecer de tudo! E já digo, isso não é verdade, mas é preciso sim estudar o mínimo para não ser enganado.
Depois de anos fora de fundos de investimentos, eu encontrei no meio de dezenas de influencers, pessoas famosas e investidores profissionais, algumas pessoas que focavam em FUNDOS DE INVESTIMENTOS. Eu não dei muita importância no começo, porque não era o que eu queria, até que um time do Carteira Z me chamou mais atenção.
Depois de alguns MESES acompanhando o trabalho deles e conversando diretamente com o dono do canal, acabei ganhando confiança e parti pra cima!
Após todos esses meses, esse é o resultado de acompanhar, estudar, assinar os relatórios, LER OS RELÁTORIOS e montar a minha própria carteira de FUNDOS DE INVESTIMENTOS através dos estudos MINUCIÓSOS de FUNDOS DE INVESTIMENTOS que a CARTEIRA Z faz para você!
Eu NÃO invisto em TODOS os fundos deles, mas selecionei somente fundos que eles indicaram, talvez o que faça sentido para mim, não faça para você!
Eu não posso divulgar os nomes dos fundos, como já disse no último post, para preservar o trabalho das pessoas que realizam as análises, é o ganha pão deles e respeito MUITO isso!
RENDIMENTOS ATUAIS! (07/05/2021)
Lembrando, eu SEMPRE analiso o momento de fazer os aportes e eu não faço aportes em todos os fundos, todas as vezes, vocês podem observar que as vezes vai ter mais de 1 data por fundo (cada linha preta é um fundo), cada data significa um aporte. Se eu acho que a bolsa está cara, eu foco em alguns fundos, se está barata, eu foco em outros e por aí vai.
Ficou interessado? Visite o site deles e acompanhe o trabalho e veja se é isso que você quer para seus investimentos, eles possuem diversos tipos de assinaturas desde Renda Fixa, Fundo Imobiliário e Ações!
*Rendimentos passados não são garantias de rendimentos futuros e não é recomendação, só estou expondo a minha carteira de Fundos e como isso tem ficado cada vez mais interessante!
Imposto de Renda (IR) que incide sobre as suas cotas.
A alíquota varia de acordo com a categoria e tempo de permanência nos fundos, veja abaixo:
Fundos de Ações – O Imposto de Renda é cobrado apenas do dia do resgate das cotas. A alíquota é de 15% e incide sobre o rendimento bruto obtido.
Fundos de Curto Prazo – Esses fundos possuem títulos em carteira com prazo médio igual ou inferior a 365 dias. O Imposto de Renda é cobrado nas seguintes alíquotas:
Prazo de aplicação | Alíquota |
Até 180 dias | 22,5% |
Acima de 180 dias | 20% |
Fundos de Longo Prazo – São considerados fundos de longo prazo aqueles que possuem títulos com prazo médio igual ou superior a 365 dias:
Prazo de aplicação | Alíquota |
Até 180 dias | 22,5% |
De 181 a 360 dias | 20% |
De 361 a 720 dias | 17,5% |
Acima de 720 dias | 15% |
Come-cotas
Nos meses de maio e novembro, a Receita Federal tributa os fundos de investimento pelo come-cotas, um tipo de antecipação da cobrança do Imposto de Renda, isso ao longo do tempo é um pouco prejudicial para quem investe a longo prazo devido a diminuição do juros compostos, mas ainda assim, pegando fundos de qualidade, o seu retorno pode ser muito mais atrativo.
Conclusão
Os fundos de investimento são aplicações bastante simples e acessíveis a todos os investidores, desde os fundos que a aplicação mínima é de R$ 100,00, como fundos que somente investidores qualificados tem acesso (patrimônio investido superior a R$ 1 milhão de reais.)
Se você estava em dúvida se deveria ou não investir em fundos de investimento em 2021, acredito que tenha ajudado a abrir o seu horizonte.
Aqui compartilho a minha experiência e espero que você tenha lida tudo e se interessado, gosto de compartilhar as vitórias e derrotas, a final, nem sempre acertamos, mas quando acertamos, é para cima!