Vivendo de Renda
Recentemente muita gente me questionou sobre como viver de Renda ou de dividendos, se é possível, se vale a pena e como fazer, então decidi que vou postar uma série de artigos explicando as possibilidade, cenários, e como fazer se achar que é o caminho certo para vocês.
Digo desde já que sim, é possível, mas se vale a pena, tudo depende de como você vai se organizar para que isso dê certo. Você pode procurar na internet sobre como fazer isso, você vai encontrar milhares de sites, alguns dizem a verdade, outros não, alguns demonstram como fazer, outros não, e muito cobram taxas mensais ou anuais para que você obtenha essas informações, mas que por muitas vezes, é uma informação atrasada (quando digo isso, e que poucas gostam que seja dito mas é a verdade, a pessoa ou organização compra um FII ou Ação e depois anuncia que recomenda ele ou diz que poe em sua carteira, para depois os “atrasados” entrarem e fazer o valor do FII ou Ação subir e lucrar com essa alta).
Eu não sou especialista, eu não vivo de renda (infelizmente rss) mas eu trabalho duro todo dia para que um dia chegue a tão esperada independência financeira e possa viver de renda dos frutos que colhi, estou colhendo e espero colher no futuro, não vai ser fácil e precisará de sacrifícios, afinal, isso acontecerá de um grande esforço emocional para controlar gastos e aumentar os investimentos, sem falar em deixar de fazer certas coisas para fazer outras.
Disciplina para invetir
A conta é simples, gaste menos do que ganha e invista o resto, certo? Como sempre dizemos, de pouco em pouco a galinha enche o papo, e aqui não é diferente, é onde dizemos que o Pouco Vira Muito!
No mercado financeiro existem milhares, até diria milhões, de opções de investimentos, mas qual seria o mais ideal e/ou recomendado para vivermos de renda? O ideal é traçarmos um Plano, como tudo em nossas vidas (só para aqueles que vem de família rica que podem se dar o luxo de simplificar as coisas), mas nós meros mortais temos que Planejar, Organizar e seguir a diante com nossos investimentos para crescerem um pouco a cada dia.
Vou listar abaixo opções que EU julgo para mim, serem opções válidas para se viver de renda/dividendos, mas cabe cada um seguir com o seu Plano, porque isso é o mais importante, mutias vezes o que serve para MIM, não serve para você e por assim vai.
Opções para Viver de Renda
Opções que EU sigo (Estou sendo simplista nos comentários, vou tentar fazer uns artigos mais completos sobre cada e dar exemplos reais de onde gosto de investir):
- CDB / LC / Renda Fixa
- Este modelo de investimento, ele NÃO gera renda mensal, mas é onde eu guardo parte do meu dinheiro para gastos futuros ou aposentadoria e tendem a render mais de forma muito segura. Os CDBs e LCs tendem à não ser resgatáveis, os fundos de renda fixa já possuem essa flexibilidade, mas nem sempre rende tão bem, digo isso de forma segura.
- SUPER CDB
- Esta modalidade, eu só vi em 1 lugar até o momento, na Genial Investimentos e me chamou atenção, pois eles pagam anualmente 12% do dinheiro investido (1% bruto ao mês) e depois de 2 anos é onde paga menos imposto, o seu dinheiro inicial fica “preso” por 5 anos, mas todo mês te paga rendimentos, possibilitando pagar contas ou gastar o dinheiro como quiser, até mesmo, reinvestindo em outras opções que até pagam mais do que ele mesmo (que é o meu caso)
- Tesouro Direto
- Temos diversas opções que pagam CUPOM semestral, e se bem diversificado você vai ter uma renda quase que mensal, o ideal é sempre colocar em Títulos de longuíssimo prazo, pois os rendimentos serão maiores e se for de Inflação, você terá o seu capital protegido contra a variação da inflação durante todos os anos que terá o título, quem investe nesta modalidade, é melhor ficar até o final, mesmo que dure 30 anos.
- Fundos Imobiliários
- Esta modalidade, é preciso ter muito cuidado, ainda mais por causa das sazonalidades, mas se bem estudado, você pode obter FIIs pagando até 1% líquido do seu dinheiro investido e com certa segurança, os mais seguros chega à pagar até uns 0,6% ao mês, mas é praticamente uma renda fixa. Existe um mundo de FIIs,então é bom sempre ficar estudando eles e ir mudando ao longo dos anos, diria que é são raros os FIIs que pagam bem que pode-se deixar longos períodos, o recomendado é a manutenção de alguns FIIs com o passar dos meses, até para acompanhar se está indo para o caminho certo ou não. Maioria dos FIIs possui boa liquidez, o que facilidade a alteração com o tempo.
- Ações
- As ações são mais focadas para a rentabilidade do valor da ação em si do que em dividendos (ainda mais agora com risco de quererem tributar dividendos no Brasil, que hoje é isento). Como o Brasil está passando por uma crise, apesar da Bolsa de Valores estar bem valorizada, as empresas não tem pago dividendos gordos como no passado, o que fazia ser BEM atrativo ter ação para valorização + dividendos gordos, então é preciso estudar bem e ter bastante cuidado ao escolher ações com o pensamento de dividendos, mas existe a possibilidade em empresa blue chips e mais estáveis.
- Crowdfunding
- Esta forma de renda mensal, é bem interessante, trás retornos interessantes, mas o risco aumenta também, não tem FGC, o que pode fazer muitos não quererem entrar no risco, mas aqui, em resumo, é emprestar dinheiro para empresas de pequeno/médio porte, que não querem pegar empréstimo em bancos grandes por diversos motivos, e procuram dinheiro de pessoas físicas. Depois darei exemplo em outro artigo mais detalhes técnicos e exemplos reais, mas aqui chegam a pagar até uns 40% ao ano de retorno bruto e o dinheiro pago mensalmente são amortizações do dinheiro inicial investido, e pode-se usar o dinheiro para pagar contas ou reinvestir também (meu caso) o que fará exponencializar a rentabilidade anual do seu dinheiro. O risco aqui, é a empresa deixar de pagar as parcelas mensais e ter que entrar com processo na justiça para reaver o dinheiro (neste caso a empresa intermediadora que faz toda essa burocracia com a justiça).
Dito tudo isso, listei aqui investimento que realizo para aumentar o meu dinheiro e obter renda mensal para reaplicar em outras opções ou pagar contas! Conheço muitas pessoas que utilizam as mesmas ferramentas de investimento que eu e outras, com planos diferentes do meu, que utilizam apenas algumas dessas opções, ai cabe cada um saber o momento de sua vida e ver qual serial o ideal para ela, mas de forma resumida, DÁ SIM para viver de renda / dividendos, mas lembre-se de nunca por todos os ovos na mesma cesta, senão sua renda será comprometida em caso de problemas.
Desculpa ficar tanto tempo sem postar, mas nesse último ano e meio tive muitas mudanças em minha vida, família aumentando, experimentando, aprendendo e estudando novos tipo de investimentos para minha vida profissional, pessoal e agora procuro compartilhar com vocês.